O que é Educação Positiva?

A Educação Positiva é um novo modo de pensar a educação, seja na instituição escolar ou em outros ambientes,desenvolvido a partir dos ensinamentos de Martin Seligman, professor de Havard que foi o precursor da Psicologia Positiva. Esta, por sua vez, parte do pressuposto de que a Psicologia pode trabalhar não só com patologias, como também com o foco em bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Nesse sentido, a Educação Positiva tem como objetivo trabalhar com que o indivíduo tem de melhor para que, a partir daí, ele possa se desenvolver com autonomia, lidando de uma forma saudável com os problemas com os quais se depara ao longo de sua vida.

Podemos dizer também que a Educação Positiva enfatiza as qualidades da criança e do adolescente, em detrimento da educação tradicional que tem como foco suas fraquezas e falhas, partindo dos 5 componentes do bem-estar: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, realização, sentido e engajamento.

Trata-se de um trabalho particularizado com cada criança, já que a ideia da Educação Positiva é olhar para as potencialidades de cada um e para soluções e respostas que façam sentido para determinada pessoa. Logo, nãoháuma formula única que se aplique para todos. Aolançarmão dos conhecimento da EducaçãoPositiva, pais e professoresdevemolhar para seus alunos e filhos de maneiraindividualizada, convidado-os a participar de seu próprioprocessoeducativo, dandoopiniões e ideias o que é essencial para que eles se desenvolvam de forma autonoma , saudável e feliz.

Quer saber maissobreEducaçãoPositiva? Acompanhe o nosso blog. Em breve, mais novidades sobre o assunto.

O que é Educação Positiva?

One thought on “O que é Educação Positiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *