Afinal, o que é Mindfulness?

O que você estava fazendo antes de iniciar a leitura desse texto?

O que você está realmente fazendo agora?

Você consegue localizar a sua atenção nesse momento? Pode parecer óbvio, e você de repente responda: “minha atenção está aqui, estou lendo”. Mas é isso realmente que está acontecendo?

No corre-corre diário em que vivemos apressados, fazendo agora, mas pensando no que está para ser feito amanhã ou daqui a pouco, muitas vezes perdemos o foco do momento. Estamos almoçando, mas o celular está ao lado, uma mão segurando o garfo e a outra o touch do celular. Estamos tomando banho e a cabeça pensando no trabalho a ser entregue amanhã. Estamos assistindo TV lembrando do compromisso da próxima semana… Alguma dessas cenas faz parte da sua rotina? Infelizmente essa é a realidade de muitas e muitas pessoas que não saboreiam o momento presente, que estão em todos os lugares, menos no aqui e agora.

Para falar de momento, do aqui e agora, vamos falar de Mindfulness. Não vamos nesse momento fazer um mergulho na teoria, nas raízes e fundamentos do Mindfulness, mas sim, fazer um convite, para vivenciarmos a atenção plena nos nossos dias.

O termo Mindfulness tem sido utilizado fazendo referência a uma consciência sincera, atenta, proposital, de momento a momento, e sem julgamentos, que favorece a construção da visão das coisas como elas realmente são. No Brasil, tem sido traduzido como Atenção Plena e Consciência Plena, abordando a nossa capacidade de focar a atenção no que está acontecendo no presente, seja interna ou externamente, sem julgar essa atenção. Mindfulness é uma forma de estarmos realmente presentes no momento presente, sem olhá-lo com vontade de mudá-lo, simplesmente acolhendo com compaixão, vivendo com intenção.

Nesse espaço vamos falar das práticas de Atenção Plena, formais e informais, pois não tem como falar de Mindfulness sem praticar, só vivenciando é possível conhecer.

Mindfulness nos convida a tomar consciência, despertar para o agora, reconhecendo o que está acontecendo à nossa volta de forma amistosa. É trazer nossa atenção para o presente. Da mesma forma que percebemos nossa atenção se dissipando do momento, podemos cultivar a habilidade de ter atenção plena e ficar atento ao momento. Ao perceber, por exemplo, sua mente divagando enquanto almoça, retome a sua atenção para aquele momento. Preste atenção no seu prato, na sua mastigação, nos sabores que sente, na sua sensação de saciedade… essa é uma boa forma de começar a praticar. Agora enquanto lê essas breves linhas, pare e preste atenção no seu corpo: que sensações eu percebo? Existe algum incômodo? Como me sinto? Quais são os meus pensamentos agora?

Leve essas perguntas para o seu dia a dia, desperte o seu olhar curioso e vamos juntos desenvolver nossa atenção plena.

Afinal, o que é Mindfulness?

5 thoughts on “Afinal, o que é Mindfulness?

  • 18 de dezembro de 2015 at 22:40
    Permalink

    Excelente!!! Vou compartilhar no meu FB, ví sua sugestão no grupo. Valeu! Parabéns, perfeito!

    Reply
  • 20 de dezembro de 2015 at 12:04
    Permalink

    Então é prestar atenção, sentir o momento, sem deixar-se divagar. para uma coceira, uma dor, um mosquito, nada. Estar inteira no que estiver fazendo?
    Acho dificil. mas se é isto. entendi um pouco.
    Obrigada pela atençao.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *